Causas

Soluções de Captação ▿

Conteúdos ▿

Matching Corporativo

Doar é um ato de amor. Felizmente, com a popularização tecnológica essa força compassiva alcançou níveis inimagináveis com a doação online.


Esse método de doação é uma evolução das doações por telefone, outro modelo de doação à distância. Ou seja, doar sem sair de casa é um costume da cultura de doação que já existe há décadas!

É inegável, no entanto, que o ato de doar online ficou ainda mais popular após a pandemia de Covid-19.

Se por um lado a pandemia e o isolamento social mostraram que muitas pessoas precisaram de apoio por outro, uma multidão de pessoas se uniu para fazer doações online.


Apenas nos primeiros meses de pandemia, as doações online aumentaram 192%, ainda em 2020. Assim, mesmo com o distanciamento, foi possível conectar doadores e quem mais precisava, numa rede de solidariedade e generosidade.


Ainda assim é comum ter uma série de dúvidas na hora de fazer uma doação online. Afinal, apesar de várias organizações e pessoas precisarem de apoio, é fato que existem os mal-intencionados que se aproveitam de situações para se beneficiarem.


Mas é possível doar com segurança sem sair de casa, basta ter atenção a alguns pontos. Neste artigo, listamos os principais fatores que você considerar antes de fazer uma doação online para ter o coração tranquilo por evitar prejuízos mas, principalmente, por estar fazendo o bem.

Como fazer uma doação segura?

Está buscando fazer uma doação com a certeza de que o valor chegará para quem precisa? Então tenha em mente quatro pontos básicos: alinhamento com a causa; plataforma de doação segura; formas de pagamento e transparência na doação. Entenda mais sobre cada um destes elementos a seguir.

1) Escolha uma causa que vai ao encontro com o seu propósito.

Antes de tudo, é importante que você encontre uma causa que realmente te comove. Entre tantas organizações precisando de apoio, é necessário filtrar as opções, para só então analisar se elas estão alinhadas com os requisitos de segurança.


Você pode escolher por área de atuação (crianças, idosos, mães solo, imigrantes, povos originários, animais, saúde, educação, etc.) e por região (local, regional ou nacional). Se você ainda não sabe por onde começar, pode consultar a Agenda 2030, da ONU, que visa fortalecer o desenvolvimento sustentável e combater as desigualdades sociais.


2) Verifique se o site de doação tem uma plataforma segura.


Uma plataforma de doações segura atende uma série de requisitos, tanto do ponto de vista de segurança digital quanto do ponto de vista legal.


Do ponto de vista da segurança legal, veja se encontra facilmente os dados da instituição que receberá a doação, é necessário haver o nome da entidade (razão social), telefone, endereço e CNPJ. Além disso, certifique-se que a plataforma atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim você tem a garantia de que seus dados não serão compartilhados com ninguém.


Já da perspectiva digital, observe se a plataforma de pagamento tem os certificados de segurança necessários. Isso pode ser facilmente observado pelo cadeado ao lado do endereço do site no navegador, além dos selos de segurança de plataformas parcerias, no rodapé do site.


3) Formas de Pagamento

O melhor de fazer uma doação online é poder doar de qualquer lugar a qualquer hora e com qualquer forma de pagamento. Se você não estiver no Brasil, este ponto é ainda mais importante.


Opte por plataformas de doação multimoeda, assim você pode doar em euro ou dólar, sem necessidade de conversão monetária. Por fim, observe se a plataforma emite comprovante fiscal, essencial para empresas e pessoas ficarem alinhadas com a receita federal.


As organizações que contam com a plataforma de captação online da Doare já contam com essa comodidade, ampliando as possibilidades de doação online vindas do mundo todo.


4) Transparência e veracidade

Por fim, mas não menos importante, antes de fazer uma doação online aproveite a própria internet a seu favor. Faça uma busca de informações sobre a entidade na internet.


Verifique as redes sociais, analise os projetos já realizados pela organização, se possível converse com outras pessoas que já apoiam a organização. Você também pode entrar em contato diretamente com os responsáveis pela organização, buscando mais detalhes e, até mesmo, verificando quais as principais dificuldades e necessidades mais urgentes que precisam ser atendidas.


Tudo o que você puder perguntar antes de fazer a doação te dará mais material para certificar-se de que está fazendo a escolha certa. Afinal, com transparência e veracidade alcançamos a certeza de que estamos contribuindo com um bem maior.


Apoie uma causa
E então, você já se sente preparado(a) para fazer uma doação online? Se não sabe por onde começar, sugerimos que conheça as causas que apoiamos na Doare. São várias organizações filantrópicas para você começar a fazer sua doação online com segurança e tranquilidade.


Para acompanhar mais conteúdos sobre a cultura da doação, siga-nos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.


Quer saber mais sobre financiamento coletivo, tipos de captação e estratégia para arrecadar recursos pela internet?

Baixe o ebook gratuito "Manual de Captação Online", um guia prático para alavancar projetos de impacto social.

Por que decidimos oferecer campanhas de financiamento coletivo com meta dupla?

Com essa novidade, a Doare, que tem como objetivo facilitar o processo de doação tanto para as organizações quanto para os colaboradores, oferece mais flexibilidade para os dois lados da moeda.

Como uma plataforma online que viabiliza campanhas de financiamento coletivo, é nossa missão criar soluções que se encaixem na diversidade de demandas das organizações e dos doadores.

E com a inserção das campanhas de meta dupla, nossa ideia é dar opções de ação para quem quer contribuir com a sua causa. As pessoas poderão escolher se irão colaborar com uma ação específica dentro do seu projeto ou se investirão seus recursos para a manutenção recorrente da organização. Só o que não pode é ficar parado!

Se você gostou da ideia das campanhas de meta dupla e quer dar uma chance ao financiamento coletivo, aproveite para inscrever sua organização na Doare!

Criar sua página é mais fácil do que fazer um chá. Cadastre-se aqui e arrecade.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens