Em 2019, torna-se cada vez mais real a tendência de que as organizações que focam os seus esforços em campanhas e atividades para a fidelização de doadores recorrentes, terão um crescimento muito mais rápido em relação à concorrência. Relatório elaborado pelo
The State of Modern Philanthropy, analisou informações sobre mais de 2,5 milhões de doações, e em relação aos doadores recorrentes, concluiu que:
- são 5 VEZES mais valiosos do que doadores pontuais
- no prazo de um ano, doadores fidelizados fazem uma doação adicional em média 75% com mais frequência do que doadores ocasionais, ou seja, doações recorrentes não consomem a boa vontade das pessoas.
- cada doador recorrente supera em 42% os resultados de um captador de recursos
Esses dados se confirmaram no Dia de Doar de 2018 quando, segundo o levantamento do The State of Modern Philanthropy, 84% dos doadores recorrentes (além de sua colaboração habitual) também contribuíram por meio de uma doação extra nesta data. Esta informação demonstra que a valorização dos doadores recorrentes é ainda mais importante do que já imaginávamos. Nesse sentido, é importante frisar que uma vez conquistada a confiança desses colaboradores, podemos explorar sua participação junto às ações e campanhas da OSC com mais frequência.
Mas como fazer isso? Simples: convide-o a participar mais ativamente das ações e campanhas que você realiza, seja como voluntário, embaixador ou parceiro. Envie periodicamente relatórios de resultados, demonstre a sua gratidão por meio de mensagens pessoais ou mesmo lembrancinhas que remetem à causa apoiada. São pequenas atitudes que fortalecem os laços com esses doadores e fidelizam e motivam ainda mais a participação deles junto à sua organização.
Uma ação simples e eficaz é primar sempre pela transparência em relação aos recursos recebidos e quais foram as aplicações realizadas a partir deles. A prestação de contas é uma forma de fortalecer laços e motivar que esses apoiadores continuem acreditando e contribuindo com as suas causas. Demonstrar que o dinheiro investido por eles está – de fato – gerando resultados é primordial, pois é sempre importante lembrar que os colaboradores doam para as CAUSAS e não para as organizações.