O micro voluntariado é uma tendência crescente em todo o mundo. Podemos entendê-lo como atividades voluntárias simples, sem comprometimento a longo prazo e que demandam menos de 30 minutos para serem cumpridas. Exemplos? Assinar uma petição online ou compartilhar uma campanha nas redes sociais.
Muitas vezes, o micro voluntariado é confundido com o voluntariado digital (falaremos dele no próximo tópico). Mas ações voluntárias simples também podem acontecer offline: fazer um bolo para uma venda de caridade, participar de um
flashmob ou denunciar uma situação de injustiça social também podem ser entendidos sob essa perspectiva.
O que acontece é que grande parte do micro voluntariado realmente acontece online. De acordo com uma pesquisa do
Help from Home, cerca de 80% dessas ações são realizadas pela internet. E é essa possibilidade que a sua empresa pode pensar em incluir no programa de voluntariado.
Se a organização contar com um portal de voluntariado, pode criar dentro dele uma seção com atividades de micro voluntariado para que as pessoas as executem até mesmo dentro do horário de expediente. Ao final do mês, nossa dica é mensurar o impacto das ações, para que seus colaboradores vejam que estão fazendo a diferença mesmo com poucos minutos de dedicação por dia ou por semana.
Se precisar de ideias, a página do
Help from Home é uma boa fonte de inspiração!