Soluções de Captação ▿

Conteúdos ▿

Soluções ESG

Sua ONG tem aproveitado todo o potencial que as redes sociais pode oferecer? São nelas que os internautas interagem com conteúdos que interessam e se conectam com pessoas, marcas e causas.

Atualmente, as redes sociais mais populares do mundo são o TikTok, com 1 bilhão de usuários, 61,6 milhões no Brasil, e o Instagram, com 2 bilhões de usuários, sendo mais de 63 milhões de usuários brasileiros.

Por isso, estar presente nestas redes sociais é uma maneira de estar em contato com doadores, voluntários, apoiadores e possíveis beneficiários da causa promovida pela ONG.

Neste artigo, vamos te mostrar os motivos para você desenvolver a presença digital da sua organização no Instagram e no TikTok, além de conferir algumas dicas práticas para começar este movimento ainda hoje. Boa leitura!

Por que sua ONG deve estar nas redes sociais

Em um mundo onde a conexão digital é essencial, as ONGs enfrentam o desafio de transmitir suas mensagens e conquistar apoio em um cenário cada vez mais competitivo.

No dia a dia da gestão de uma ONG é normal ter que operar com recursos limitados, mas você não pode ignorar o potencial das redes sociais. Apesar de parecerem ferramentas de entretenimento, essas redes têm um potencial incrível para aumentar a visibilidade, a conscientização e o engajamento para uma causa.

Veja como esses canais podem impactar positivamente sua ONG.

Ampliar o alcance da sua marca
As redes sociais proporcionam um alcance massivo, permitindo que ONGs atinjam um público global sem a necessidade de investimentos significativos em publicidade tradicional. A viralidade de conteúdos relevantes pode amplificar o alcance de campanhas e iniciativas.

Gerar engajamento com a comunidade
Construir uma comunidade engajada em torno da missão da ONG é uma oportunidade única proporcionada pelas redes sociais. A interação direta com seguidores, a troca de informações e a sensibilização coletiva são elementos-chave para consolidar o apoio contínuo.

Promover conscientização
As redes sociais são espaços ideais para aumentar a conscientização sobre questões relevantes e incentivar a advocacia por causas importantes. Compartilhar informações educativas e histórias impactantes é uma maneira eficaz de mobilizar seguidores em prol da causa.

Como destacar sua ONG nas redes sociais

Antes de pensar em criar sua primeira publicação nas redes sociais, é importante ter em mente (e em um planejamento) o que se espera dos canais e como se dedicar a eles. A seguir listamos três pontos básicos para nortear sua produção para as redes sociais.

  • Defina Objetivos Claros
Estabelecer metas específicas para o uso das redes sociais é crucial. Seja para angariar fundos, recrutar voluntários ou aumentar a conscientização, uma estratégia bem delineada é essencial para o sucesso.

  • Conteúdo Autêntico e Impactante
Compartilhar histórias reais, atualizações sobre o progresso da causa, testemunhos e resultados alcançados ajuda a construir uma narrativa autêntica que ressoa com o público.

  • Engajamento e Resposta
O engajamento não termina na postagem. Responder a comentários, mensagens diretas e interagir ativamente com o público é fundamental para construir um relacionamento duradouro.


Estratégias simples de comunicação e marketing:

Planejamento feito, está na hora de começar a criar seus conteúdos que vão viralizar. Para isso, lembre-se de:

  • Criar conteúdo visual atraente:
Utilizar imagens, vídeos e infográficos é fundamental para transmitir mensagens de forma visualmente impactante. A estética visual contribui para a identidade da ONG e ajuda a captar a atenção do público.


  • Promover colaborações e parcerias:
Associações estratégicas com influenciadores, outras ONGs ou empresas ampliam o alcance e a visibilidade da causa. Parcerias bem escolhidas podem trazer um influxo significativo de apoiadores e recursos online.


Dicas para bombar no Instagram:


Stories e Reels:
Aproveitar as funcionalidades de Stories e Reels oferece uma maneira dinâmica de compartilhar atualizações rápidas, bastidores e conteúdo que mantém a audiência envolvida.

Aproveite os recursos para mostrar o dia a dia da sua ONG, convidar para ações, gravar depoimentos de voluntários ou beneficiados por sua instituição.

Hashtags Relevantes:
A pesquisa e uso de hashtags pertinentes à causa ajudam a aumentar a visibilidade das postagens, atingindo um público mais amplo e interessado na temática da ONG.

Defina hashtags
relevantes para sua causa e que tenham bom volume de uso, isso aumenta as chances de você ser descoberto por novos seguidores.

Dicas para bombar no TikTok

O TikTok surgiu como uma plataforma de entretenimento, mas a própria rede social vê o potencial que os usuários têm para realizar transformações sociais importantes. Com o TikTok For Good, a rede social contribui com a promoção de causas sociais de diferentes formas. Para isso, é importante produzir conteúdos que se envolver com o formato da rede.

Conteúdo Divertido e Educacional:

Criar vídeos curtos, divertidos e informativos sobre a causa da ONG é uma maneira eficaz de envolver a audiência do TikTok. A plataforma valoriza a autenticidade e a criatividade.

Tendências e Desafios:

Participar ativamente das tendências e desafios populares na plataforma é uma maneira de se integrar à comunidade do TikTok e aumentar a visibilidade da ONG.

Investir tempo e esforço na presença nas redes sociais é uma mudança significativa para sua ONG. O TikTok e o Instagram oferecem oportunidades para fortalecer a missão da organização, conquistar apoiadores e fazer a diferença no mundo, mesmo com recursos limitados. Aproveite as redes sociais para impulsionar o impacto da sua ONG e atingir um público mais amplo.

Para acompanhar mais dicas e novidades sobre o mundo das organizações não governamentais, siga a Doare nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!


Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Você quer multiplicar suas doações online? A Doare tem a solução perfeita para captação de recursos pela internet!

Nossa plataforma de doações reúne tudo que sua organização precisa em um só lugar. Economize tempo e dinheiro!

Últimas postagens