Existe algo que faria com que você doasse mais para organizações do Terceiro Setor?
Esta foi uma das perguntas presentes no questionário da pesquisa
Doação Brasil 2015, realizada pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com o intuito de entender e mapear os hábitos de doação dos brasileiros.
Entre as cinco respostas mais citadas pelos entrevistados estavam "saber como o dinheiro está sendo usado" e "entidade transparente, que presta contas". Ou seja, a transparência é um aspecto fundamental a ser trabalhado pelas organizações para aumentar a confiança de pessoas interessadas em ajudar, impulsionando ações concretas.
E a internet é um dos caminhos a serem explorados neste sentido. Saber trabalhar a comunicação online e utilizar ferramentas para ampliar o acesso às informações da sua organização, tangibilizando os impactos das doações e aproximando o público da instituição, são ações que não podem mais ser deixadas de lado.
Mas os números mostram que, no Brasil, muito ainda pode ser desenvolvido neste aspecto. Segundo a terceira edição da pesquisa
TIC – Organizações Sem Fins Lucrativos, realizada pelo Cetic.br para investigar os usos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas organizações sem fins lucrativos brasileiras, apenas uma a cada quatro entidades que possuem websites utilizaram este meio para publicar informações e balanços sobre prestação de contas. Já entre as organizações com perfis ativos nas redes sociais, somente cerca de 35% afirmaram postar informações relativas à prestação de contas.
Para preencher esta lacuna e mostrar como as ferramentas online podem efetivamente contribuir para a transparência de uma OSC, selecionamos quatro boas dicas que a sua organização precisa colocar em prática!