Causas

Soluções de Captação ▿

Conteúdos ▿

Matching Corporativo

O Dia de Doar 2022 está chegando! Depois de campanhas bem-sucedidas nos últimos anos, a expectativa para a 10ª edição, que acontece no dia 29 de novembro, é de alcançar ainda mais doadores e organizações beneficiadas.


Neste artigo você vai conhecer mais sobre o movimento global, responsável por reunir países do mundo todo com um único objetivo: fortalecer a cultura da doação. Para somar, conversamos com Carolina Farias, Líder do Dia de Doar e do Monitor das Doações, para conhecer as novidades que estão sendo preparadas para a edição deste ano.


O que é o Dia de Doar?

O Dia de Doar nasceu no Brasil um ano após o #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), em alusão às campanhas de Black Friday e Cyber Monday, que incentivam o consumo.


Dez anos depois, o #GivingTuesday reúne mais de 85 países, aumentando seu impacto ano após ano. Mais do que buscar aumento na arrecadação, o movimento tem o objetivo de chamar a atenção para sermos solidários e generosos o ano todo.


Assim, além da data que marca o Dia de Doar, sempre a última terça-feira de novembro, a campanha promove iniciativas durante o ano, visando apoiar a cultura da doação entre os cidadãos e fortalecer organizações que captam recursos por meio de doações.


No Brasil, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação, é organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e, na edição de 2022, conta com o apoio do Instituto Mol. A união de forças é focada em mobilizar empresas, organizações financiadoras, organizações da sociedade civil, influenciadores e indivíduos.


Edição de 2021 bateu recordes

A parceria trouxe grandes frutos em 2021. Confira alguns dos resultados alcançados:


  • R$2.3 milhões doados on-line;

  • 118 campanhas cadastradas;

  • Campanhas comunitárias do Dia de Doar em 30 locais do Brasil;

  • 23 milhões de pessoas alcançadas pelas redes sociais;

  • 17 campanhas selecionadas para edital de incentivo e

  • equivalente a R$ 38 milhões em visibilidade publicitária promovido por jornais, rádios, TVs e sites.


Para tanto, os realizadores promoveram oficinas, guias e workshops, além de ferramentas para serem usadas nas campanhas de ONG's de todo o Brasil.


Dia de Doar 2022 promoverá curso para campanhas bem-sucedidas

Para 2022, a ABCR traz novidades para intensificar as ações de doação, por meio de curso profissionalizante e novo edital de incentivo.


"Diferente dos anos anteriores, estamos trabalhando o ano inteiro para fortalecer as campanhas comunitárias do Dia de Doar, que acreditamos ser o método mais efetivo de conversar com a população", explica Carolina Farias, líder do Dia de Doar. A organizadora explica que em 2022 as campanhas estão sendo acompanhadas de maneira mais próxima. "Estamos vendo quais são as necessidades e tentando supri-las, de acordo com o que vai surgindo", acrescenta.


Uma das ações de promoção antes de novembro chegar é o curso de captação de doação. Desta maneira, administradores de organizações da sociedade civil poderão aprender todas as etapas para realizar uma campanha bem-sucedida.


"A iniciativa reúne professores voluntários e vai abordar temas como cultura de doação, storytelling, gestão de projetos, entre outros", exemplifica.


Na formação, os alunos vão aprender a desenvolver uma campanha de doação para maior engajamento e, consequentemente, maior arrecadação. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado e a chance de receber um aporte via edital para desenvolver iniciativas reais.


Isso porque a ABCR vai apoiar os participantes do curso com o lançamento de um edital para promoção de campanhas comunitárias. "O edital visa destinar um valor financeiro que impulsionará a mensagem do Dia de Doar e estratégias para as arrecadações pensadas durante o curso", finaliza Carol.

Apoie uma causa

O Dia de Doar incentivar marjoritariamente a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade, numa proposta prática de filantropia comunitária. E você pode fazer parte deste movimento!

No site, os interessados em participar da campanha encontram guias, a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, aprendem como liderar uma campanha e acessam um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia de Doar.


Saiba mais sobre a campanha, no site do Dia de Doar ou pelo e-mail contato@diadedoar.org.br. Acompanhe as ações também pelas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram , LinkedIn e YouTube.


Você também pode apoiar uma causa da nossa rede de parceiros e saber das novidades da Doare em nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!


Como definir a melhor estratégia para a captação de recursos online?

A Doare possui uma metodologia exclusiva para potencializar o impacto da sua organização social! Saiba como baixando o ebook gratuito "Canvas de Captação de Recursos".

1. Tenha um objetivo claro

O que você espera da sua campanha? Conquistar mais voluntários? Captar mais doações? Ou mesmo ganhar mais seguidores e apoiadores da sua causa nas redes sociais? Para obter sucesso em qualquer ação que você defina para essa data, o primeiro passo é ter suas metas claras.

Alguns exemplos de pontos a serem pré-determinados são:

  • Quanto você quer arrecadar?
  • Quais recursos você precisa dispor para isso?
  • Quem será o público-alvo da sua campanha e por quê.

2. Ganhe a atenção das pessoas

Após determinar suas metas, a próxima etapa é conquistar a atenção do público para a campanha que você irá desenvolver. Agora você deve estar se perguntando: como eu vou fazer isso? Bem, é simples! Reúna histórias inspiradoras e cases de sucesso das ações que você e sua organização já realizaram. Ilustre com fotos, textos e vídeos. Crie uma identidade para o seu objetivo.

Lembre-se: pessoas tem mais possibilidades de contribuir com algo que fazem parte. Por isso, torne pessoal e mostre que elas podem ser protagonistas de transformações necessárias e impactos positivos na realidade de outras pessoas.

3. Deixe claro os seus objetivos

Aproveite sua rede de contatos para divulgar seus planos e chamar as pessoas para fazer parte deles. Uma boa estratégia para isso é enviar emails. Volte às suas metas e resgate qual vai ser a essência da campanha e o que exatamente você pretende com ela, a partir disso, crie um convite fazendo pequenas provocações que estimulem o interesse das pessoas a participarem dela. Uma dica é enviar uma sequência de três emails:

Email 1

Com um mês antes da sua data limite de arrecadação divulgue a sua causa e os resultados já conquistados por ela. Aproveite para comentar que ainda mais melhorias podem ser alcançadas com a participação dele. Ah, é nesse momento também que você fará um pequeno convite para a sua campanha.

Email 2

A segunda abordagem pode ser realizada um ou dois dias anterior à data limite de arrecadação, para lembrar as pessoas que está chegando e que a participação delas é fundamental. Nesse momento, você já poderá oferecer mais detalhes sobre como a ação se desdobrará e citar uma projeção dos resultados.

Email 3

Passado o evento, nada mais justo do que mandar um agradecimento especial a todos os envolvidos. Caso tenha fotos ou algum material especial que possa encaminhar como agradecimento, faça um mimo aos seus apoiadores. Certamente contribuirá para que você ganhe a simpatia deles para causas futuras.

4. Arrase nas redes sociais

Viralizar nas redes sociais é uma das formas mais eficientes para chamar apoiadores para os seus objetivos. Porém, para que isso aconteça, você precisa ter uma boa estratégia estipulada e criar conteúdos que realmente chamem a atenção. Pesquise os melhores horários para as postagens e invista em produções como vídeos e gifs, sempre apresentando bons resultados e com textos curtos e sucintos.

Ah, outra dica importante nesse caso é investir no uso das hashtags, pois elas aproximam pessoas que estão interessadas nas mesmas pautas que você. A principal opção para essa data é justamente a #DiaDeDoar, pois ela conecta todo mundo que está participando de campanhas alinhadas à sua.

5. Crie uma campanha de crowdfunding

Graças à internet, hoje as pessoas têm mais liberdade para realizar as transações econômicas que quiserem. E uma das principais ferramentas que surgiram na rede para esse fim é o crowdfunding (em tradução livre, financiamento coletivo). É por meio desse instrumento que muitas iniciativas socialmente relevantes estão saindo do papel e alcançando êxito. Descubra formas de aplicar essa estratégia no Terceiro Setor acessando o artigo.

Inclua uma ação alinhada com esse conceito para a sua campanha e aproveite essa praticidade que o meio online oferece na hora de arrecadar recursos. Para divulgar a estratégia, pense em abordagens interessantes para repercutir via redes sociais. Ah, e para saber como guiar esse procedimento confira as Dicas para criar seu plano de captação online que preparamos para você.

6. Chame parceiros

Que tal envolver a sua comunidade, amigos e familiares chamando-os para se tornarem parceiros da sua causa? O Dia de Doar chama a atenção de muitas pessoas para essa causa e desperta o interesse coletivo de contribuir com o bem-estar do próximo. Talvez você e sua empresa possam ser o empurrãozinho que as pessoas precisam para participarem mais ativamente do processo.

Converse com as pessoas, venda o seu peixe e peça a colaboração delas para repercutir a ideia. Seja por compartilhamentos nas redes sociais, ou por meio do bom e velho boca a boca, envolva-os na campanha e incentive-os a buscarem outras pessoas para envolvê-las também.

Cadastre sua iniciativa para o Dia de Doar

No dia 27 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo #DiadeDoar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a sua doação compartilhando a hashtag #DiadeDoar nas mídias sociais. E para ficar mais próximo dessa iniciativa, basta acessar o site do Dia de Doar e preencher os dados da sua ação.

Todo dia é dia de doar. Mas uma vez por ano é dia de celebrar a doação!

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens