O
Dia de Doar 2022 está chegando! Depois de campanhas bem-sucedidas nos últimos anos, a expectativa para a 10ª edição, que acontece no dia 29 de novembro, é de alcançar ainda mais doadores e organizações beneficiadas.
Neste artigo você vai conhecer mais sobre o movimento global, responsável por reunir países do mundo todo com um único objetivo: fortalecer a cultura da doação. Para somar, conversamos com
Carolina Farias, Líder do Dia de Doar e do Monitor das Doações, para conhecer as novidades que estão sendo preparadas para a edição deste ano.
O que é o Dia de Doar?
O Dia de Doar nasceu no Brasil um ano após o #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), em alusão às campanhas de Black Friday e Cyber Monday, que incentivam o consumo.
Dez anos depois, o #GivingTuesday reúne mais de 85 países, aumentando seu impacto ano após ano. Mais do que buscar aumento na arrecadação, o movimento tem o objetivo de chamar a atenção para sermos solidários e generosos o ano todo.
Assim, além da data que marca o Dia de Doar, sempre a última terça-feira de novembro, a campanha promove iniciativas durante o ano, visando apoiar a cultura da doação entre os cidadãos e fortalecer organizações que captam recursos por meio de doações.
No Brasil, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação, é organizado pela
Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e, na edição de 2022, conta com o apoio do Instituto Mol. A união de forças é focada em mobilizar empresas, organizações financiadoras, organizações da sociedade civil, influenciadores e indivíduos.
Edição de 2021 bateu recordes A parceria trouxe grandes frutos em 2021. Confira alguns dos resultados alcançados:
- R$2.3 milhões doados on-line;
- 118 campanhas cadastradas;
- Campanhas comunitárias do Dia de Doar em 30 locais do Brasil;
- 23 milhões de pessoas alcançadas pelas redes sociais;
- 17 campanhas selecionadas para edital de incentivo e
- equivalente a R$ 38 milhões em visibilidade publicitária promovido por jornais, rádios, TVs e sites.
Para tanto, os realizadores promoveram oficinas, guias e workshops, além de ferramentas para serem usadas nas campanhas de ONG's de todo o Brasil.
Dia de Doar 2022 promoverá curso para campanhas bem-sucedidas Para 2022, a ABCR traz novidades para intensificar as ações de doação, por meio de curso profissionalizante e novo edital de incentivo.
"Diferente dos anos anteriores, estamos trabalhando o ano inteiro para fortalecer as campanhas comunitárias do Dia de Doar, que acreditamos ser o método mais efetivo de conversar com a população", explica Carolina Farias, líder do Dia de Doar. A organizadora explica que em 2022 as campanhas estão sendo acompanhadas de maneira mais próxima. "Estamos vendo quais são as necessidades e tentando supri-las, de acordo com o que vai surgindo", acrescenta.
Uma das ações de promoção antes de novembro chegar é o curso de captação de doação. Desta maneira, administradores de organizações da sociedade civil poderão aprender todas as etapas para realizar uma campanha bem-sucedida.
"A iniciativa reúne professores voluntários e vai abordar temas como cultura de doação, storytelling, gestão de projetos, entre outros", exemplifica.
Na formação, os alunos vão aprender a desenvolver uma campanha de doação para maior engajamento e, consequentemente, maior arrecadação. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado e a chance de receber um aporte via edital para desenvolver iniciativas reais.
Isso porque a ABCR vai apoiar os participantes do curso com o lançamento de um edital para promoção de campanhas comunitárias. "O edital visa destinar um valor financeiro que impulsionará a mensagem do Dia de Doar e estratégias para as arrecadações pensadas durante o curso", finaliza Carol.
Apoie uma causa O Dia de Doar incentivar marjoritariamente a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade, numa proposta prática de filantropia comunitária. E você pode fazer parte deste movimento!
No site, os interessados em participar da campanha encontram guias, a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, aprendem como liderar uma campanha e acessam um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia de Doar.
Saiba mais sobre a campanha, no
site do Dia de Doar ou pelo e-mail
contato@diadedoar.org.br. Acompanhe as ações também pelas redes sociais
Facebook,
Twitter,
Instagram ,
LinkedIn e
YouTube.
Você também pode
apoiar uma causa da nossa rede de parceiros e saber das novidades da Doare em nossas redes sociais, estamos no
Instagram,
Facebook,
LinkedIn e
YouTube!