Causas

Soluções de Captação ▿

Conteúdos ▿

Matching Corporativo

Organizações que dependem de captação de recursos para projetos sociais têm uma série de desafios para se manterem sustentáveis a longo prazo. Doações materiais e financeiras podem ser alavancadas por editais de incentivo e trabalho voluntário, por exemplo.


Para lidar com a administração de uma ONG, não tem jeito: é necessário planejamento, estratégias e ferramentas pensadas para uma captação que sustente o desenvolvimento dos projetos e, eventualmente, a ampliação das atividades e benefícios.


O que você faria se pudesse ter recursos suficientes para solidificar a atuação do seu projeto social?


Continue a leitura para entender como desenvolvemos, aplicamos e validamos estratégias bem estruturadas que viabilizaram os sonhos e metas de dezenas organizações de todo o Brasil.


Captação de recursos para projetos sociais: por onde começar?

Antes das dicas práticas, imagine uma situação recorrente na administração de uma organização. É necessário atendimento de acolhimento e triagem no projeto social, para isso é necessário um computador, uma pessoa (em trabalho voluntário ou não) e recursos financeiros para pagar contas de internet e energia. É um custo recorrente e necessário para o bom funcionamento da instituição, certo?


Mas digamos que sua organização pretende captar recursos para realização de uma campanha comunitária para comprar material escolar para crianças. Esse é um custo mais pontual, mas que exige grande volume de compra e logística.


Em cada situação, podemos indicar captação de recursos financeiros diferentes. Para custos fixos, doações recorrentes podem fazer mais sentido. Enquanto para custos variáveis ou definidos para projetos pontuais, editais e campanhas de doação podem trazer mais resultado.


É claro que nenhum invalida o outro. Mas como você vai saber disso?


Com planejamento e dedicação é possível identificar melhores métodos e desenvolver uma estratégia para aplicar na prática.


Durante 12 anos de atuação, nós acompanhamos e apoiamos mais de 7000 organizações, instituições e fundações no desenvolvimento de estratégias de captação de recursos em campanhas sociais. Com essa experiência, aprendemos, pelo menos, 5 lições, que compartilhamos a seguir!


Desenvolva uma estratégia personalizada

Antes de pôr a mão na massa e começar a captação de recursos, é importante avaliar qual a situação atual da ONG, qual a realidade e quais as metas para o futuro. Assim será possível identificar as necessidades para executar atividades que tornarão o projeto social possível.

Na Doare, desenvolvemos o Canvas de Captação, uma ferramenta colaborativa com metodologia ágil, para estruturar a estratégia de captação de recursos de Organizações da Sociedade Civil e Causas Sociais.

O recurso pode ser aplicado de maneira independente, adquirindo o livro e o modelo digital ou por meio de uma consultoria especializada. O método já foi aplicado e validado em mais de 500 instituições, de diferentes portes, como Gerando Falcões e Instituto Elos.


Contrate uma plataforma especializada para doações

Com o planejamento em mãos, o passo seguinte é preparar o terreno para receber as doações, antes de iniciar qualquer campanha para arrecadação.


Escolha uma solução que seja benéfica para a administração do seu projeto social e que facilita a doação de seus apoiadores. Nossa plataforma de doações está disponível em três versões (básico, profissional e avançado) e não exige investimento inicial, apenas manutenção flexível.


Conte com o apoio de Embaixadores

Mais uma estratégia validada por nossos parceiros é baseada na arrecadação impulsionada por embaixadores. A estratégia se apoia na capacidade de visibilidade e relacionamento de apoiadores que querem contribuir com a captação de recursos para o projeto social que participam.


Desenvolvemos um sistema de embaixadores em que o parceiro cria sua página de captação automaticamente. Além disso, o setor financeiro da instituição pode visualizar de onde estão vindo as doações, para uma melhor administração dos recursos.



Crie uma landing page de Doação

Uma landing page, ou página de destino em inglês literal, é uma página criada para descrever as principais informações que o(a) leitor(a) precisa saber sobre você e sua campanha. Na landing page de doação, seu doador precisa encontrar facilmente as informações para fazer uma doação de maneira fácil, rápida, transparente e segura.



Crie fluxo de comunicação automático

Estar em contato com os apoiadores da sua instituição é essencial para manter a perenidade da arrecadação. Com uma régua de comunicação, ou seja um fluxo de comunicação automatizado, sua organização mantém contato com doadores para:

  • criar e manter diálogo;

  • personalizar mensagens e

  • favorecer doações recorrentes.


Aplique as estratégias na sua organização

E então, o que achou das nossas recomendações? Já conseguiu pensar como elas podem ser aplicadas para arrecadar mais recursos para seu projeto social?


Se você já se sente preparado para aplicar as estratégias citadas ou ainda precisa de uma avaliação especializada, convidamos você para conversar com um especialista em captação.


Quer saber mais sobre financiamento coletivo, tipos de captação e estratégia para arrecadar recursos pela internet?

Baixe o ebook gratuito "Manual de Captação Online", um guia prático para alavancar projetos de impacto social.

Por que decidimos oferecer campanhas de financiamento coletivo com meta dupla?

Com essa novidade, a Doare, que tem como objetivo facilitar o processo de doação tanto para as organizações quanto para os colaboradores, oferece mais flexibilidade para os dois lados da moeda.

Como uma plataforma online que viabiliza campanhas de financiamento coletivo, é nossa missão criar soluções que se encaixem na diversidade de demandas das organizações e dos doadores.

E com a inserção das campanhas de meta dupla, nossa ideia é dar opções de ação para quem quer contribuir com a sua causa. As pessoas poderão escolher se irão colaborar com uma ação específica dentro do seu projeto ou se investirão seus recursos para a manutenção recorrente da organização. Só o que não pode é ficar parado!

Se você gostou da ideia das campanhas de meta dupla e quer dar uma chance ao financiamento coletivo, aproveite para inscrever sua organização na Doare!

Criar sua página é mais fácil do que fazer um chá. Cadastre-se aqui e arrecade.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens