Serviços de Captação ▿

Conteúdos ▿

ESG Studio

Plataforma de Doações

A pandemia mostrou como a internet é essencial na visibilidade para as organizações sociais. Em 2020, os brasileiros doaram R$10,3 bilhões, e com o isolamento social, a presença digital foi um diferencial para que as instituições filantrópicas mantivessem contato com a sociedade, divulgando os resultados e suas necessidades.


Neste artigo, reunimos 5 recomendações para você aumentar a visibilidade da sua organização e conseguir engajar mais pessoas à sua causa. Para completar, reunimos 8 passos necessários para criar um planejamento de visibilidade consistente. Boa leitura!

Como a internet ajuda na visibilidade de organizações não governamentais?

A internet pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade de organizações não governamentais (ONGs) e promover sua causa. Algumas maneiras pelas quais a internet pode ajudar as ONGs a se tornarem mais visíveis incluem:


  1. Criar um site: um site da ONG é uma ótima maneira de compartilhar informações sobre a missão da ONG, projetos atuais, eventos e outras atividades. Além disso, um site pode ser uma ótima maneira de arrecadar doações e promover o voluntariado.


  1. Utilizar as redes sociais: as redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram, são uma ótima maneira de promover a ONG e suas atividades. As redes sociais permitem que as ONGs compartilhem notícias, eventos e outras informações com um amplo público de forma rápida e fácil. Você também pode contar com a rede social de seus voluntários, aproveitando sua influência para sua causa ir ainda mais longe.


  1. Blogs e conteúdo: criar um blog ou compartilhar conteúdo relevante no site da ONG pode ajudar a atrair tráfego para o site e aumentar a visibilidade da instituição.


  1. E-mail marketing: enviar réguas de comunicação regularmente por e-mail pode ajudar a manter os apoiadores da ONG atualizados sobre as atividades e projetos sociais e aumentar a conscientização sobre a causa da ONG.


  1. Participar de eventos online: participar de webinars, conferências no metaverso e outros eventos online pode ajudar a ONG a se conectar com um público maior e promover sua causa.
Antes de botar a mão na massa e publicar um stories no Instagram da instituição, é preciso planejar. Afinal, um dos segredos da visibilidade é sua consistência. Para isso, você tem que definir o que você quer mostrar e quanto tempo poderá dedicar para essa missão.

Confira, a seguir, quais são os principais passos para você criar um planejamento para aumentar a visibilidade da sua ONG.

Como fazer um planejamento para visibilidade digital?

  1. A internet pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade de uma ONG e promover sua causa. Utilizando a combinação de sites, redes sociais, blogs e outras estratégias de marketing digital, as ONGs podem alcançar um público maior e promover sua causa de maneira eficaz.


    Para fazer um planejamento de visibilidade digital, é necessário seguir alguns passos:

    1. Defina os objetivos: antes de começar a planejar, é importante ter claro o que você quer alcançar com a sua estratégia de visibilidade digital. Alguns exemplos de objetivos podem ser aumentar o tráfego do site, aumentar o número de seguidores nas redes sociais, aumentar as vendas, etc.
    2. Faça uma análise comparativa: é importante conhecer o que outras instituições em que você está inserido. Analise o que eles estão fazendo de diferente e o que você pode fazer para se destacar.
    3. Defina o público-alvo: para atingir os objetivos que você definiu, é importante saber para quem você quer se comunicar. São doadores? São beneficiados? Defina o seu público-alvo e pense em quais canais e estratégias serão mais eficazes para alcançá-lo.
    4. Crie conteúdo de qualidade: o conteúdo é fundamental para atrair e reter a atenção do público. Crie conteúdo relevante, interessante e de qualidade para a sua audiência.
    5. Utilize as redes sociais: as redes sociais são um ótimo canal para aumentar a visibilidade da sua empresa ou negócio. Crie perfis nas redes sociais mais relevantes para o seu público-alvo e publique conteúdo regularmente.
    6. Invista em SEO: o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) é uma estratégia importante para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca do Google. Faça uma pesquisa de palavras-chave e inclua-as de forma natural no conteúdo do seu site.
    7. Faça parcerias: outra forma de aumentar a visibilidade é fazer parcerias com outras empresas ou influenciadores. Essas parcerias podem incluir trocas de links, convites para eventos ou colaborações em conteúdo.
    8. Medir os resultados: por último, mas não menos importante, é fundamental acompanhar os resultados da sua estratégia de visibilidade digital. Utilize ferramentas de análise para verificar o tráfego do site, as interações nas redes sociais e as conversões (vendas, inscrições em newsletters, etc.). Com base nesses dados, você pode ajustar a sua estratégia para maximizar os resultados.


    Que tal abrir um bloco de notas e começar a esboçar as primeiras ideias para cada um dos oito pontos apresentados? Conte com o apoio de outros gestores, dos voluntários e dos beneficiados para criar um planejamento ainda mais rico!


    Para acompanhar mais conteúdos sobre gestão para organizações do terceiro setor, siga-nos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.


Inovação na captação de recursos: o uso do digital storytelling por OSCs

Você sabia que storytelling pode ser um aliado à sua OSC? Baixe agora e descubra tudo sobre esse método.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens