Outubro para

Doe para as organizações que informam, educam e lutam contra o cancêr de mama no Brasil o ano inteiro!

#OutubroRosa

( . )( .|)

Meta: R$250.000,00

O câncer de mama corresponde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres e é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil! Nos homens a incidência do câncer de mama não chega a 1%, por isso a luta pelo combate a doença é majoritariamente associada ao público feminino.
Fonte: saude.gov.br

Conheça as organizações participantes

Todos no combate ao câncer de mama

Nós somos a Doare, uma plataforma de doações online que atua com organizações filantrópicas verificadas desde 2012. Criamos esse espaço para possibilitar doações seguras que serão destinadas para organizações filantrópicas comprometidas com a luta das pessoas acometidas pelo câncer de mama!

Cabelegria

Recebemos doações de cabelos, os transformamos em perucas e doamos para crianças e mulheres diagnosticadas com doenças que causam a queda dos cabelos! Conheça um pouco mais sobre nós!
Saiba mais

Guiando Estrelas

O IGE é uma organização filantrópica que promove ações de prevenção do câncer e apoio ao paciente oncológico e portador de alopecia. Produz e distribui turbantes confeccionados a partir de resíduos têxteis e tecidos com fator de proteção UV + 50
Saiba mais

Instituto Quimioterapia e Beleza

Movimento TJCC

O Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) é um movimento da sociedade brasileira que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente com câncer, comprometidos com a garantia do direito do paciente ao acesso universal e igualitário à saúde.
Saiba mais

O Instituto busca apoiar as famílias das pacientes, disseminar e desmistificar informações relacionadas ao câncer, abordar prevenção, beleza, sexualidade e relacionamento familiar, além de promover o engajamento de pessoas e organizações pela mesma causa.
Saiba mais

Prevenção

A cada ano, surgem cerca de 60mil novos casos de câncer de mama só no Brasil e, mesmo os casos diagnosticados precocemente tendo 95% de chances de cura, a curva de mortalidade em nosso país só tende a aumentar em relação às curvas de países desenvolvidos.

Apoiar organizações que lutam pelo acesso à informação e tratamento.

Mas o que podemos fazer?

O Autoexame é um método de observação autônoma, onde as mulheres passam a praticar o hábito regular de verificar sua saúde mamária através de alguns exercícios. Veja os principais pontos do autoexame:

Autoexame

Tratamento

Mesmo sendo muito simples, muitas mulheres ainda não sabem como se autoexaminar. A difusão do autoexame é uma das bandeiras levantadas pelas OSCs participantes do Outubro Rosa!

Afinal, estar atenta à saúde das mamas é fundamental para a detecção de irregularidades que podem estar associadas à doença. Reconhecer o que é normal e identificar rapidamente essas alterações pode ser a chave para o diagnóstico e tratamento ainda mais rápidos e eficazes!

Caso seja reconhecida alguma irregularidade no autoexame de rotina e/ou alguns dos sintomas associados ao câncer de mama, é necessário buscar ajuda. No Brasil, nosso Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

O direito ao tratamento adequado para os casos de câncer é garantido por lei (nº 12.732, de 2012) e tem o prazo de até 60 dias para seu início, completamente gratuito. Para isso, existem organizações filantrópicas que lutam para que esse direito seja de fato aplicado a todos os casos!

Outros sintomas associados ao câncer de mama e que devem sempre ser investigados:

  • edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • retração cutânea;
  • dor;
  • inversão do mamilo;
  • hiperemia;
  • descamação ou ulceração do mamilo;
  • secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Fonte: saude.gov.br

Fazer mensalmente, entre o 3º e 5º dia após a menstruação

Em frente ao espelho, levante os braços e examine a mama

Com os dedos, faça pressão com movimentos verticais

Agora, movimentos em espiral, o tempo todo com o braço levantado

Em seguida passe a fazer movimentos circulares

Alem de nódulos, fique atenta a qualquer irregularidade na pele

Note caso haja mudança de cor ou textura

Alterações no formato do mamilo e secreções também devem notadas

Repita o processo na outra mama

Movimente sua rede para gerar mais impacto!

Pessoas ou empresas podem criar campanhas de arrecadação de recursos para captar doações com uma página personalizada e meta própria. Engaje a sua rede e fortaleça o alcance da campanha.

Arrecade doações
para o Outubro Rosa

Sendo uma embaixadora ou embaixador você receberá:

Uma página própria, com seu nome, foto e meta

Material para divulgação nas redes sociais

Relatório de Doações
ao final da campanha

Feito por ϟ doare.org