Serviços de Captação ▿

Conteúdos ▿

ESG Studio

Plataforma de Doações

Captar fundos para uma ONG é desafiador. A variedade de opções é tão grande quanto o trabalho necessário para conseguir convertê-las em recursos e manter a sustentabilidade da instituição filantrópica.


Muitos desafios estão presentes na hora de arrecadar a quantia necessária para o funcionamento adequado. Os problemas mais comuns são:

  • dificuldade em aumentar o valor médio das doações;

  • dificuldade em captar novos doadores;

  • falta de um planejamento estratégico adequado;

  • falta de atualização documental tributária e financeira e

  • falta de mão-de-obra qualificada para a administração financeira.


Você passa ou já passou por algum desses problemas?


Saiba que isso é mais comum do que você pode pensar. Especialmente após a pandemia de covid-19, quando houve uma migração importante das doações físicas para as doações online, as ONGs passaram a conviver com novos desafios para arrecadar fundos.


E em como desafio existe uma oportunidade, as doações online trouxeram a possibilidade de expandir as fontes de captação. Confira a seguir estratégias arrecadar fundos para sua ONG.


Estratégias para arrecadar fundos

Assim como investidores recomendam ter uma diversificação de investimentos, sua ONG precisa contar com diferentes formas de captação de recursos. Assim, se houver descontinuidade em alguma das fontes, você honra os compromissos financeiros.

Estratégias para doações físicas

  • Editais e leis de incentivo:
Estas são boas opções para o planejamento estratégico de projetos sociais ao longo de um período pré-estabelecido. Os recursos, públicos ou privados, são disponibilizados mediante o cumprimento de requisitos formalizados em editais ou leis.


  • Feiras, eventos:
Realizar feiras, bazar, eventos na comunidade é muito interessante para se aproximar do público local e pode ser aproveitado também como oportunidade para deixar a caixa de doações aberta para os visitantes.


  • Venda serviços:
Dependendo da área de atuação da sua ONG, você pode comercializar consultorias, workshops e treinamentos. A quantia cobrada é revertida em fonte de financiamento para a instituição ou mesmo ampliar sua área de atuação.



O ponto negativo das estratégias citadas anteriormente é que elas dependem de datas e/ou locais bem definidos para sua execução.


Já as estratégias de captação de recursos online têm a vantagem de estarem ativas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do mundo. Isso torna as estratégias digitais escaláveis e personalizáveis. Depois da pandemia de covid-19 elas ficaram ainda mais populares e virou hábito: em 2020 houve um aumento de 192% de doações online com a chegada do isolamento social.

Estratégias para doações online

Existem muitas formas de captar recursos online. Desde maneiras mais simples, com a simples divulgação de uma conta bancária ou chave PIX, até as mais estruturadas, com o uso de uma plataforma de doação que recebe em diversas moedas e formas de pagamento. Confira as mais conhecidas


Uma página de doação é a opção mais direta para as instituições filantrópicas que buscam captar recursos na internet. Ela reúne as principais informações da ONG e é criada para tornar as doações fáceis e intuitivas. Essa página pode ser divulgada nas redes sociais, em cartazes, flyers, etc., centralizando as doações online que serão registradas na plataforma de doação online.


Apostar no poder da conexão é o que o sistema de embaixadores faz melhor! Sua ONG disponibiliza um link personalizado para cada representante fazer a captação baseada na proximidade dos vínculos.


Na Doare, o recurso de embaixadores também está vinculada à plataforma de doações. Assim, o gestor financeiro pode acompanhar as fontes de doações e promover gamificação para incentivar que cada embaixador alcance mais doadores.


Nessa estratégia, a instituição estabelece uma meta a ser atingida e os participantes doam até chegar na quantia, podendo receber uma recompensa pela doação ou não.


  • Fidelize seus doares

A régua de comunicação é uma maneira de fidelizar doadores a partir de uma comunicação mais próxima. Além disso, com um sistema de pagamento, como o da Doare, o próprio doador configura os valores e a recorrência da cobrança. Desta maneira fica muito mais fácil construir uma previsibilidade de receita e, até mesmo, aumentar o valor médio de doação no médio prazo.


Comece a captar recursos online

Você sabe qual método de captação tem mais a ver com a sua instituição? Você pode descobrir qual a estratégia digital mais adequada para arrecadar fundos na sua ONG.


Basta agendar conversa com um especialista em captação da Doare.


Para acompanhar mais conteúdos sobre arrecadação de recursos para instituições filantrópicas, siga-nos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Como definir a melhor estratégia para a captação de recursos online?

A Doare possui uma metodologia exclusiva para potencializar o impacto da sua organização social! Saiba como baixando o ebook gratuito "Canvas de Captação de Recursos".

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens