- Editais e leis de incentivo:
Estas são boas opções para o planejamento estratégico de projetos sociais ao longo de um período pré-estabelecido. Os recursos, públicos ou privados, são disponibilizados mediante o cumprimento de requisitos formalizados em editais ou leis.
Realizar feiras, bazar, eventos na comunidade é muito interessante para se aproximar do público local e pode ser aproveitado também como oportunidade para deixar a caixa de doações aberta para os visitantes.
Dependendo da área de atuação da sua ONG, você pode comercializar consultorias, workshops e treinamentos. A quantia cobrada é revertida em fonte de financiamento para a instituição ou mesmo ampliar sua área de atuação.
O ponto negativo das estratégias citadas anteriormente é que elas dependem de datas e/ou locais bem definidos para sua execução.
Já as estratégias de
captação de recursos online têm a vantagem de estarem ativas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do mundo. Isso torna as estratégias digitais escaláveis e personalizáveis. Depois da pandemia de covid-19 elas ficaram ainda mais populares e virou hábito: em 2020 houve um
aumento de 192% de doações online com a chegada do isolamento social.
Estratégias para doações online
Existem muitas formas de captar recursos online. Desde maneiras mais simples, com a simples divulgação de uma conta bancária ou chave PIX, até as mais estruturadas, com o uso de uma
plataforma de doação que recebe em diversas moedas e formas de pagamento. Confira as mais conhecidas
Uma página de doação é a opção mais direta para as instituições filantrópicas que buscam captar recursos na internet. Ela reúne as principais informações da ONG e é criada para tornar as doações fáceis e intuitivas. Essa página pode ser divulgada nas redes sociais, em cartazes, flyers, etc., centralizando as doações online que serão registradas na plataforma de doação online.
Apostar no poder da conexão é o que o sistema de embaixadores faz melhor! Sua ONG disponibiliza um link personalizado para cada representante fazer a captação baseada na proximidade dos vínculos.
Na Doare, o recurso de embaixadores também está vinculada à plataforma de doações. Assim, o gestor financeiro pode acompanhar as fontes de doações e promover gamificação para incentivar que cada embaixador alcance mais doadores.
Nessa estratégia, a instituição estabelece uma meta a ser atingida e os participantes doam até chegar na quantia, podendo receber uma recompensa pela doação ou não.
A
régua de comunicação é uma maneira de fidelizar doadores a partir de uma comunicação mais próxima. Além disso, com um sistema de pagamento, como o da Doare, o próprio doador configura os valores e a recorrência da cobrança. Desta maneira fica muito mais fácil construir uma previsibilidade de receita e, até mesmo, aumentar o valor médio de doação no médio prazo.