Causas

Soluções de Captação ▿

Conteúdos ▿

Matching Corporativo

Quem administra organizações do terceiro setor sabe a importância da capilaridade na captação de recursos. Uma das estratégias de captação é o crowdfunding de doação, indicada, principalmente, para as organizações que contam com um bom engajamento de apoiadores.

Mas você sabe o que significa o crowdfunding, quais as suas características e estratégias de funcionamento?

Neste artigo, explicamos para você os diferenciais deste método de captação de recursos online e compartilhamos algumas recomendações para que você possa implementar na sua organização. Boa leitura!

Afinal, o que é crowdfunding?

Em bom português, o crowdfunding significa financiamento (funding) coletivo (crowd). A estratégia de financiamento já ajudou diversas pessoas alcançarem suas metas: tratamentos de saúde, lançamento de livros, viagens, gravação de discos…


Qualquer projeto que conta com o engajamento de apoiadores pode valer-se deste método de captação. Por isso, o crowdfunding de doação tem se tornado cada vez mais popular entre ONGs e iniciativas populares.


A verdade é o que o crowdfunding só vem crescendo no Brasil, em 2021 houve um aumento de 139% de pessoas que participaram de campanhas de financiamento coletivo. Em 2020, foram 8.275 investidores, já no ano de 2021 o número saltou para 19.797 participantes!



Na prática, qualquer empresa ou pessoa pode fazer um crowdfunding. No entanto, é importante conhecer as características deste tipo de financiamento, para optar por aquele que mais se alinha à necessidade e/ou momento do projeto.


Por exemplo, se a sua organização precisa arrecadar fundos para a construção de um novo alojamento, o mais indicado é a modalidade "tudo ou nada". Já se a necessidade for a manutenção de um alojamento, uma campanha flexível é mais interessante. Não entendeu a diferença entre as duas? Então continue a leitura, explicamos a seguir!


Quais os tipos de crowdfunding?

Existem diversos tipos de crowdfunding, alguns com objetivos financeiros e outros para fortalecimento de projetos ou ideais. Veja alguns dos mais comuns:

  • crowdfunding de doação: os participantes investem em um projeto com o objetivo de apoiar a causa, sem a busca por um retorno ou recompensa;

  • crowdfunding de recompensa: além de apoiar um projeto, os investidores podem escolher diferentes níveis de apoio financeiro de acordo com recompensas de agradecimento ou descontos em produtos e/ou serviços;

  • debt crowdfunding (financiamento coletivo de dívida, em tradução livre): reúne participantes que investem em uma empresa emprestando dinheiro (P2P), em retorno os investidores recebem o valor investido mais os juros até prazo pré-determinado; e

  • equity crowdfunding: também chamado de financiamento coletivo de ações, neste modelo os investidores apoiam empresas adquirindo ações, fazendo parte do quadro societário e dos resultados da empresa - é bastante utilizado entre startups e empresas em expansão.


Além dos tipos, o crowdfunding deve ser organizado de acordo com 1) a modalidade de captação e 2) o método de recompensa/retorno ao doador.


A modalidade de captação, pode ser:

  • Tudo ou nada: quando uma meta é estipulada e o valor só é captado se a meta for atingida dentro do prazo previsto. Caso não alcance a quantia estimada, os doadores recebem a quantia doada.

  • Flexível: quando os valores recebidos são captados mesmo que a meta estipulada não seja atingida.


Já no método de recompensa ou retorno, você pode definir:

  • Sem recompensa: o doador participa pela satisfação de apoiar a causa, sem a necessidade de receber algo em troca pela doação.

  • Com recompensa/retorno: este método é menos comum nas campanhas de crowdfunding de doação, mas mesmo nesse caso pode envolver participação em grupos fechados, newsletter exclusivas, cartas de agradecimento, etc.


Como fazer um crowdfunding de doação bem-sucedido

Nada mais frustrante do que lançar uma campanha de captação de recursos e não ter a participação do público, concorda?


Para alcançar os resultados esperados é importante planejar bem a sua campanha de financiamento coletivo.


Algumas atitudes que podem contribuir com o engajamento do público são:
  • Relacionar-se com seus apoiadores antes mesmo do lançamento do crowdfunding, uma comunidade conectada é um ativo poderoso!

  • Descrever muito bem o que a sua organização faz, quais os objetivos da campanha e, se possível, de que modo os recursos serão aplicados: com transparência você tem mais chances de atrair novos apoiadores.

  • Criar uma campanha de divulgação do crowdfunding, assim você mantém o público recebendo informações sobre o andamento da sua campanha e os objetivos pretendidos.
  • Escolher uma plataforma de captação de recursos confiável, tanto para você quanto para os doadores, é importante saber que a quantia doada chegará ao destino final.

E então, você viu como o crowdfunding pode ser uma boa estratégia para transformar o apoio da sua comunidade em recursos financeiros para sua organização?


Para acompanhar mais conteúdos sobre a cultura da doação e a captação de recursos, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.


Se você está em busca de uma plataforma para realizar seu crowdfunding de doação, conheça a Plataforma de Doação da Doare.



Quer saber mais sobre financiamento coletivo, tipos de captação e estratégia para arrecadar recursos pela internet?

Baixe o ebook gratuito "Manual de Captação Online", um guia prático para alavancar projetos de impacto social.

Por que decidimos oferecer campanhas de financiamento coletivo com meta dupla?

Com essa novidade, a Doare, que tem como objetivo facilitar o processo de doação tanto para as organizações quanto para os colaboradores, oferece mais flexibilidade para os dois lados da moeda.

Como uma plataforma online que viabiliza campanhas de financiamento coletivo, é nossa missão criar soluções que se encaixem na diversidade de demandas das organizações e dos doadores.

E com a inserção das campanhas de meta dupla, nossa ideia é dar opções de ação para quem quer contribuir com a sua causa. As pessoas poderão escolher se irão colaborar com uma ação específica dentro do seu projeto ou se investirão seus recursos para a manutenção recorrente da organização. Só o que não pode é ficar parado!

Se você gostou da ideia das campanhas de meta dupla e quer dar uma chance ao financiamento coletivo, aproveite para inscrever sua organização na Doare!

Criar sua página é mais fácil do que fazer um chá. Cadastre-se aqui e arrecade.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens