Serviços de Captação ▿

Conteúdos ▿

ESG Studio

Plataforma de Doações

Qual lugar melhor para promover a diversidade que o terceiro setor? Pode parecer óbvio que organizações sociais, criadas para promover benefícios para causas desfavorecidas, estejam atentas à convivência de indivíduos diferentes em um mesmo espaço, mas nem sempre é assim.

De fato, a diversidade em organizações sociais é um tema tão amplo que pode ser entendido e aplicado em diferentes níveis: desde o posicionamento até as ações de promoção à inclusão.

Neste artigo, você vai conhecer alguns aspectos da diversidade no terceiro setor e saber como colocar em prática para além do discurso, fortalecendo realmente a pluralidade entre beneficiados e apoiadores na sua organização social.

Por que promover a diversidade no terceiro setor

Já se tornou lugar-comum falar sobre a importância da diversidade de gênero, étnica, religiosa, sexual, cultural, etc. mas a verdade é que nem sempre essa diversidade é vista na prática.

Por vezes, os setores de comunicação das organizações sociais absorvem a demanda do público e criam campanhas considerando pessoas com diferentes culturas, aspectos físicos e psicológicos. Também é normal vê-las celebrando datas que visam dar visibilidade às minorias sociais.

Apesar de serem ações importantes, elas não necessariamente comprovam que uma organização social está comprometida com a diversidade. A verdade é que, para além de "ficar bem na fita", a diversidade traz ganhos reais para o terceiro setor. Entre eles podemos citar:

Representatividade: a diversidade permite que as organizações do terceiro setor sejam mais representativas da sociedade em que atuam. Isso significa que elas podem atender às necessidades de diferentes grupos de pessoas e comunidades, garantindo que as soluções e os serviços oferecidos sejam inclusivos e acessíveis a todos.

Inovação: a diversidade traz diferentes perspectivas e experiências para a mesa, o que pode levar a soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas organizações do terceiro setor. Ao promover um ambiente de trabalho inclusivo, as organizações podem incentivar a criatividade e a colaboração, resultando em soluções mais eficazes e sustentáveis.

Melhoria do ambiente de trabalho: ao promover a diversidade, as organizações do terceiro setor podem criar um ambiente de trabalho mais acolhedor, respeitoso e inclusivo para todos os funcionários e voluntários. Isso pode levar a uma maior satisfação, motivação e retenção de talentos, bem como a um clima organizacional mais positivo.

Acesso a diferentes redes e recursos: a diversidade pode permitir que as organizações do terceiro setor tenham acesso a diferentes redes e recursos, incluindo financiamento, conhecimento especializado e contatos com diferentes comunidades e grupos de interesse.

Ou seja, a diversidade é importante para as organizações do terceiro setor, pois ajuda a garantir que elas sejam mais eficazes, inovadoras e inclusivas, permitindo que atendam melhor às necessidades das comunidades que servem.


Como promover a diversidade no terceiro setor

Mas quais atitudes podem fazer a diversidade sair do papel e começar a ser colocada em prática nas atividades das organizações da sociedade civil?


As ativistas Anna Tulie Araújo, do Think Olga, e Wanda Marques, da União Libertária de Pessoas Trans e Travestis, sugerem 5 pontos de reflexão que podem ajudar as organizações sociais a promoverem a diversidade em suas estratégias. Confira:


  1. Entender a organização e desenvolver uma estratégia a partir dos principais desafios identificados

  2. Avaliar como diferentes formas de opressão (como o machismo, o capacitismo, o racismo, a homofobia, etc.) podem estar afetando a diversidade na organização

  3. Sensibilizar, ou seja, informar e mostrar a importância da diversidade para todos os envolvidos interna e externamente à organização que você faz parte

  4. Promover políticas de ação afirmativa, promovendo oportunidades que visam fomentar perfis diversos dentro da organização

  5. Gerar estratégias adaptadas para acolher a diversidade de pessoas, para que, além do acesso, também tenham possibilidade de permanência e se sintam recebidas em sua integralidade.


E então, em qual passo a sua organização social se encontra hoje? Se ainda está se conscientizando, tudo bem. Sempre há tempo para aprender, dialogar e agir em prol do acolhimento das pessoas em seus aspectos mais diversos.


O importante é envolver todas as pessoas da sua organização e, até mesmo, os doadores. Evidenciando sua abertura para a diversidade, as organizações têm mais um argumento para fortalecer suas doações, seja por meio do planejamento de captação ou se apoiando no sistema de embaixadores.


Para acompanhar mais conteúdos sobre a cultura da doação, siga a Doare nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.


Inovação na captação de recursos: o uso do digital storytelling por OSCs

Você sabia que storytelling pode ser um aliado à sua OSC? Baixe agora e descubra tudo sobre esse método.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens