Em essência, o objetivo do Chat GPT é gerar respostas a perguntas ou continuações de texto com base em uma grande quantidade de dados de entrada que foram fornecidos durante a sua criação.
Com base em conceitos de "
machine learning" (ou aprendizado de máquina) a tecnologia usa um algoritmo para processar enormes quantidades de texto de fontes diversas, como livros, artigos, sites e redes sociais. Isso permite aprender as regras da linguagem e como as palavras se relacionam entre si em diferentes contextos.
Com esse conhecimento, a inteligência artificial (IA) entende o que está sendo perguntado ou dito e gera uma resposta adequada.
É importante destacar que a capacidade de gerar respostas não se baseia em uma busca na internet, mas sim em uma compreensão prévia dos textos que foram utilizados na construção da IA.
Deste modo, nem sempre o Chat GPT é capaz de acertar a resposta certa ou a melhor continuação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo, uma pergunta mal formulada ou uma resposta incompleta no conjunto de treinamento. No entanto, com cada nova pergunta e interação, a IA continua aprendendo e aprimorando para tentar fornecer as respostas mais adequadas.