Se você é gestor ou voluntário em uma ONG sabe que não é uma missão simples manter a saúde mental no terceiro setor. Além do envolvimento com a causa social, que em muitos casos envolve situações de vulnerabilidade, a rotina de uma organização social é cheia de desafios que, se não forem cuidados, podem impactar no bem-estar mental e, até mesmo, físico, das pessoas.
Após a pandemia da Covid-19 os cuidados com a saúde mental no âmbito do trabalho ficaram mais em evidência, mas com a volta à normalidade o tema tende a cair no esquecimento. Se podemos colher bons frutos até em momentos de crise, talvez um deles seja o olhar para o cuidado com a saúde mental dentro das organizações sociais.
Pesquisas, realizadas no
Brasil e na
Inglaterra, evidenciaram a importância da saúde mental no terceiro setor, mostrando como o bem-estar de voluntários e gestores é responsável pelo bom funcionamento das organizações que, por sua vez, impactam positivamente suas comunidades.
Assim, mais que um olhar para dentro da própria mente, cuidar da saúde mental é também benéfico para todos ao redor.
Neste artigo, você vai descobrir as principais causas de impacto na saúde mental de pessoas envolvidas no terceiro setor e, ainda, conhecer algumas estratégias para promoção da saúde mental dentro das organizações sociais.
Boa leitura!