O Autoexame é um método de observação autônoma, onde as mulheres passam a praticar o hábito regular de verificar sua saúde mamária através de alguns exercícios. Veja os principais pontos do autoexame:
Autoexame
Tratamento
Mesmo sendo muito simples, muitas mulheres ainda não sabem como se autoexaminar. A difusão do autoexame é uma das bandeiras levantadas pelas OSCs participantes do Outubro Rosa!
Afinal, estar atenta à saúde das mamas é fundamental para a detecção de irregularidades que podem estar associadas à doença. Reconhecer o que é normal e identificar rapidamente essas alterações pode ser a chave para o diagnóstico e tratamento ainda mais rápidos e eficazes!
Caso seja reconhecida alguma irregularidade no autoexame de rotina e/ou alguns dos sintomas associados ao câncer de mama, é necessário buscar ajuda. No Brasil, nosso Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.
O direito ao tratamento adequado para os casos de câncer é garantido por lei (nº 12.732, de 2012) e tem o prazo de até 60 dias para seu início, completamente gratuito. Para isso, existem organizações filantrópicas que lutam para que esse direito seja de fato aplicado a todos os casos!
Outros sintomas associados ao câncer de mama e que devem sempre ser investigados:
- edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- retração cutânea;
- dor;
- inversão do mamilo;
- hiperemia;
- descamação ou ulceração do mamilo;
- secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
Fonte: saude.gov.br
Fazer mensalmente, entre o 3º e 5º dia após a menstruação
Em frente ao espelho, levante os braços e examine a mama
Com os dedos, faça pressão com movimentos verticais
Agora, movimentos em espiral, o tempo todo com o braço levantado
Em seguida passe a fazer movimentos circulares
Além de nódulos, fique atenta a qualquer irregularidade na pele
Note caso haja mudança de cor ou textura
Alterações no formato do mamilo e secreções também devem notadas
Repita o processo na outra mama