Causas

Soluções de Captação ▿

Conteúdos ▿

Matching Corporativo

É possível fazer o bem ao próximo em todas as ocasiões da nossa vida. Você que declara o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) pode fazer deste um ato de solidariedade. Destine até 6% do seu imposto (sem pagar nada a mais por isso!) e ajude as crianças e idosos atendidos pela Fundação Terra. Lembrando que pode doar quem tem Imposto de Renda a pagar ou a restituir!
Declarantes do bem:
Meta:
Preencha o formulário e saiba como ajudar:

Doe para a Fundação Terra sem gastar um centavo

Como gesto de agradecimento, ao doar você recebe um adesivo da Cruz Celta da Fundação Terra!
*Consulte os termos da campanha →
1000
Os teus atos fazem criar um novo, dão esperança onde a alegria não existia. Se tu acreditas, tu mostras isso por teu modo de viver, por teu jeito de ser. Isso é muito mais do que mil palavras possam dizer.
- Padre Airton Freire de Lima
Contador do bem
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum

Sua declaração pode
fazer a diferença

Você pode doar até 3% para o Fundo da Criança e Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso. Você pode contribuir para os dois Fundos, mas sua doação só será efetivada após o envio do DARF para a Fundação Terra!

Para as nossas crianças

Para as nossos idosos

Nossa missão é garantir o desenvolvimento educacional e criativo das mais de 600 crianças atendidas pela Fundação Terra. O esforço é diário e precisamos do apoio de pessoas como você para ter um ano de 2021 de mais esperança para nossas crianças.
Seu imposto de renda também pode se transformar em um ato de solidariedade para o Lar de Idosos Domus Christi. São quase 30 idosos que necessitam de todos os cuidados de saúde específicose proteção nessa fase de vida tão especial. Precisamos do seu apoio!

Conheça nossos contadores do bem

Conheça as empresas que têm colaborado com a Fundação Terra na nossa campanha #DeclarantedoBem. A todas, o nosso muito obrigado!
Seja um contador do bem!
Os contadores são peças fundamentais em nossa campanha

Depoimentos de quem já doou

Perguntas Frequentes

Se meu imposto for retido na fonte e não houver nada a pagar?
• O fato de sua Declaração apresentar Imposto a Restituir (ao invés de a pagar) não impede de realizar a Destinação de parte do IR apurado no ano para a Fundação Terra. É importante destacar que os limites à Doação/Destinação são calculados sobre o Imposto Devido e não sobre o Imposto a Pagar (parecem iguais, mais são coisas distintas). A declaração vai calcular o imposto devido e confrontar com o que já foi pago durante o ano (seja por meio das retenções, seja por alguma outra forma de antecipação). Se foi pago um valor maior que o devido, terá restituição; se o valor pago foi menor, haverá um saldo a pagar. Para estar apto a esta Doação/Destinação, basta que a opção de tributação da sua Declaração seja por Deduções Legais (Antigo Modelo Completo) e que tenha tido imposto devido, independente de ter saldo a restituir ou a pagar.

Caso tenha a restituição, e opte pela Doação/Destinação (para os dois Fundos Municipais - Criança e Idoso), você pagará dois DARFs (emitidos pelo próprio programa) com o valor da doação (limitado a 6% do imposto devido - limite de 3% para cada). A sua restituição vai aumentar no valor igual ao da doação efetuada. O programa apresentará o novo valor a ser restituído, com a vantagem de ser corrigido pela Selic;

Se houver imposto a pagar, e você desejar fazer sua doação, serão pagos três DARFs (caso faça a doação para os dois Fundos Municipais - Criança e Idoso): dois com o valor da doação para cada um dos fundos e um terceiro com o valor do IR, já deduzidos os valores dos DARFs dos Fundos Municipais - Criança e Idoso. Nesse caso, a Doação/Destinação também é limitada a 6% do imposto devido (limite de 3% para cada fundo).
Sou funcionário público, posso fazer a doação por meio da declaração de IR?
Sim. Basta seguir o passo a passo do vídeo.
A doação que faço à Fundação Terra, mensalmente, pelo boleto ou cartão de crédito, pode ser abatida no IR?
Não. Somente as doações direcionadas para os dois fundos municipais podem ser dedutíveis no IR (seja ao longo do ano ou via DIRPF e respeitando os limites legais).
Estou com dúvidas: como sei se preciso fazer a declaração de IR neste ano?
A principal hipótese de obrigatoriedade está relacionada a quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020, mas existem outras hipóteses de obrigatoriedade, então sugerimos que consulte o site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda ou que consulte um contador de sua confiança.
Só é possível fazer a destinação pelo Modelo Completo?
Sim. Só é possível para quem irá declarar utilizando a opção de tributação por Deduções Legais (Antigo Modelo Completo) e que tenha tido imposto devido, independente de ter saldo a restituir ou a pagar.
Como enviar os DARFs para a Fundação Terra?
Você deve enviar os DARFs para o nosso WhatsApp: (87) 99927-4737. Temos uma equipe à disposição para auxiliar a finalizar o processo ou tirar qualquer dúvida.
Glossário

Darf: É a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais. O DARF nada mais é do que o documento utilizado pelas pessoas físicas e jurídicas para pagamentos de impostos, contribuições e taxas para a Receita Federal.

Imposto a pagar: Nada mais é do que a diferença positiva entre o imposto apurado e o imposto pago pelo contribuinte.

Imposto a restituir: Trata-se da diferença negativa entre o imposto apurado e o imposto pago.

Imposto devido: Refere-se ao valor do imposto apurado antes da compensação do imposto retido na fonte e pago pelo carnê-leão.

Imposto de renda retido na fonte: Diz respeito ao imposto que é descontado dos rendimentos do contribuinte pela fonte pagadora.
Entre em contato pelos nossos canais de comunicação:

Tem alguma dúvida?

WhatsApp
Telefone
E-mail
(87) 99927-4737
(87) 3821-1542
doacaosemdor@fundacaoterra.org.br
Feito por ϟ doare.org
Todos os direitos reservados © 2020