Serviços de Captação ▿

Conteúdos ▿

ESG Studio

Plataforma de Doações

5 coisas indispensáveis para receber doações online

Em cinco passos básicos, ensinamos como aumentar a probabilidade de engajamentos na captação de recursos. Confira as dicas e aplique para impulsionar os números de doações online para sua organização!

O Brasil começa a dar os primeiros passos para o fortalecimento de uma cultura de doação sólida. A pandemia do COVID-19 demonstrou como a solidariedade coletiva pode ser fundamental em país de tantas desigualdades como o nosso. Durante a quarentena, muita gente prestou atenção a uma prática que organizações sociais já aderiram há algum tempo: as doações online.

Em um cotidiano permeado pelas mídias sociais, onde quase tudo se faz pela internet, o Terceiro Setor não poderia ficar de fora e também se modernizou. Entretanto, por razões diversas, muitas ONGs e OSCs não sabem como fazer para otimizar o processo de captação de recursos online. Abaixo, listamos cinco pontos essenciais para qualquer organização que deseja alcançar – e ultrapassar! – as metas de doações.

1. Estar dentro do site

Na internet, somos bombardeados de informações por todos os lados. A dispersão dos usuários é um desafio que devemos ter em mente no momento de pedir doações. Por exemplo, se você divulga seus dados bancários no site ou rede social da organização, o doador precisará copiar os números, abrir o aplicativo do banco, copiar os dados corretamente…nada prático, não é? Uma das melhores decisões que sua organização pode tomar é integrar um botão de doações dentro do próprio site da organização.

Inserir a opção de doações dentro do próprio site é meio caminho andado para conseguir aquela doação tão importante. Há algumas ferramentas disponíveis online para você implementar o botão de doar na página da instituição. A solução da Doare permite que você crie uma "caixinha de doações" personalizada, dentro do site, com uma usabilidade simples e rápida. Este é, inclusive, o nosso próximo ponto.

2. Experiência rápida e amigável

O ato de doar é uma experiência sensível. Ao ser tocado por uma campanha, história ou mensagem da ONG, o doador decide contribuir e quer fazer isso do modo mais rápido possível. Se encontrar algum entrave ou dificuldade, possivelmente desistirá de fazer a doação. Portanto, é muito importante que o passo a passo para realizar a doação esteja muito claro para o doador.

Uma das maiores causas de desistência na hora de doar pela internet é a exigência de um cadastro muito longo, que acaba tornando a experiência do usuário cansativa. Para otimizar os processos de doações online no site da sua organização, é importante optar por uma solução simples, rápida e com ótima usabilidade para as pessoas.

Quer saber mais sobre financiamento coletivo, tipos de captação e estratégia para arrecadar recursos pela internet?

Baixe o ebook gratuito "Manual de Captação Online", um guia prático para alavancar projetos de impacto social.

3. Múltiplas opções de pagamento

Um grande diferencial na hora de captar recursos online é a diversidade de formas de pagamento instantâneos, disponíveis aos doadores. Algumas organizações pecam ao oferecer apenas uma opção de pagamento. Na plataforma de doação online da Doare, a organização tem a possibilidade de receber doações via cartões de crédito, PayPal, boleto bancário, PicPay e, em breve, o PIX também!

Ou seja, em uma única ferramenta, todos os tipos de pagamento são integrados para alavancar a arrecadação de recursos para a organização. Tudo de forma didática, para que a equipe financeiro da instituição social monitore de forma segura e transparente, através de relatórios e planilhas, o movimento e fluxo de caixa.

4. Doações em várias moedas

Você sabia que também é possível receber doações em moedas estrangeiras? As melhores plataformas de doação online brasileiras possuem a opção para as organizações receberem doações não só em real, mas em outras moedas. É um aspecto muito favorável para quem deseja expandir o alcance geográfico da causa e sensibilizar o maior número de pessoas.

As organizações que utilizam a plataforma online da Doare podem receber doações em real, dólar, euro e libra! Em tempo real, a gestão acompanha todas as transações através de relatórios, gráficos e notificações, sendo possível extrair, como já dissemos, todos os dados financeiros para planilhas de controle. A plataforma pode ser disponibiliza também em inglês, além de português, para facilitar a comunicação com doadores estrangeiros.

5. Segurança e proteção de dados

Por fim, mas não menos importante: o doador precisa ter a garantia que o site é seguro. Como deixar isso claro? Sua organização precisa verificar se a ferramenta para doações online possui o certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layer), como é o caso da plataforma da Doare. Este selo garante credibilidade e confiança para todos os doadores, já que significa que a comunicação é criptografada entre o site e o seu visitante.

O usuário pode comprovar a existência do certificado SSL quando há o cadeado de segurança ao lado do navegador. Há outros fatores que devem ser levados em consideração para garantir a segurança e legalidade das doações. Por exemplo, se você criar um site de campanha de doações, é obrigatório que informações exigidas por lei estejam visíveis na página, como o nome da entidade (razão social), telefone, endereço e CNPJ.

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)

Aumente seus recursos com uma página de doações online!

Quer ter um site personalizado e eficiente para sua campanha de doações? A Doare te mostra como!

Últimas postagens